…Aconteceu 2014

XI SARU

A INTERNET DAS COISAS: reflexos e possibilidades para a Bahia em discussão na Semana de Análise Regional e Urbana – SARU  em sua décima primeira edição.

Há mais de dez anos a SARU produz um ambiente de intensa valorização da produção científica baiana, busca o amadurecimento e o desenvolvimento dos estudos e pesquisas no pensar e propor soluções para as demandas do desenvolvimento local, regional e nacional, através da formação de uma massa crítica capaz de produzir trabalhos e pesquisas científicas que contribuam para tais fins, destacando-se os inúmeros apoios, além de preciosas participações da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia – FAPESB – e da Comissão de Avaliação do Pessoal do Ensino Superior – CAPES – que possibilitaram a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano – PPDRU e do evento.

A XI SARU ocorreu numa semana de intenso debate acadêmico sobre um tema previamente determinado. Especialmente nesta edição 2014, atendendo as sinalizações do Ministério da Ciência e Tecnologia, em relação ao impacto decorrente do desenvolvimento de novas tecnologias, o tema a Internet da Coisas. Recentemente em debates promovidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento visualizou-se as novas possibilidades advindas desta nova revolução da ou na web. A proposição do evento foi tornar esta discussão acadêmica próxima da região, do Estado da Bahia, da cidade do Salvador. O evento mobilizou a participação de órgãos públicos, além da parceria com as demais universidades, citando-se diretamente a participação já na organização com programas de redes, computação e energia, além de convidados de universidades de outras regiões do país, como do Rio de Janeiro e de São Paulo e ainda de outros   países, como Estados Unidos da América e França.

A SARU – Semana de Análise Regional e Urbana oferece, a cada ano, sempre um evento inédito aos seus participantes, não só em função das mudanças temáticas que ocorrem a cada ano, mas também por inovações incorporadas. Agora na edição XI SARU ocorreu uma intensa interdisciplinaridade e exogenia,  e de participantes de outras instituições universitárias de Salvador: UFBA; UCSAL; UNEB e outras dedicadas a pesquisa e tecnologia do Estado: FAPESB, SECTI, SEI e Institutos de pesquisas, além da interdisciplinaridade com outros programas  da UNIFACS, conforme abaixo:

Programa em Administração (Mestrado em Administração) – UNIFACS

Programa em Energia (Mestrado em Energia) – UNIFACS

Programa em Sistemas e Computação (Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional) – UNIFACS

Doutorado Multiinstitucional em Ciência da Computação — UNIFACS

Doutorado Multiinstitucional em Engenharia Química – UNIFACS

Objetivos do evento – A INTERNET DAS COISAS: reflexos e possibilidades para a Bahia

O uso intenso e o barateamento constante produzido pela escala dos serviços modificam rapidamente as formas tradicionais de relacionamento no trabalho, na escola, no consumo de outros produtos e serviços e mesmo no relacionamento social. Todas essas transformações rebatem sobre o local, o território e a região. A finalidade da XI Semana de Análise Regional e Urbana é examinar estas implicações desdobrando-se em um Objetivo Geral e sete específicos.

Define-se como Objetivo Geral: analisar o impacto da tecnologia sobre o desenvolvimento regional e urbano.

Para atingir este Objetivo Geral julgamos necessário percorrer os seguintes objetivos específicos:
1) Identificar os possíveis reflexos sobre a população da região ou das cidades quanto a deslocamentos, crescimento populacional ou declínio, envelhecimento, migração e urbanização.
2) Identificar os impactos ou reflexos sobre a produção de alimentos, gestão de recursos hídricos, consumo de energia.
3) Identificar as principais tendências em computação, robótica, biotecnologia e ciência dos materiais.
4) Identificar os reflexos sobre a produção de Informação e Conhecimento para pessoas, organizações e governos.
5) Identificar as principais mudanças no cenário econômico a curto, médio e longo prazo.
6) Identificar as possíveis mutações em relação a Segurança Social, Segurança Pública e Trabalho e Renda.
7) Identificar as principais tendências em relação à Administração Pública; Privada e Governança.

PALESTRANTES e SEMINARISTAS CONVIDADOS 

Foto: Kennesaw University

Foto: Kennesaw Uni

Amy M Buddie
USA, Atlanta, Kennesaw University
Phd em psicologia social pela Universidade de Miami. Possui dois anos de treinamento pós-doutorado no Instituto de pesquisa sobre vícios na Universidade de Buffalo. Conduziu pesquisas sobre álcool e comportamento sexual de risco, atitudes sobre estupro, sexo consentido. Atualmente coordena a conferência sudeste sobre o ensino da psicologia (SETOP), bem como Simpósio de estudantes acadêmicos KSU. Ela também gerencia financiamentos de graduação, de pesquisa e suporte para assistentes de ensino de graduação através de consultas individuais, observações de sala de aula e oficinas. Atualmente é o editor do jornal de Kennesaw da iniciação científica. Em 2010, foi premiada pela Kennesaw University com Distinguished Award ensino. Faz parte da pesquisa sobre as 7 revoluções.

Ken Hill M. A.
USA, Atlanta, Kennesaw University

Atividade: Ken Hill se titulou na The George Washington University (1993). Trabalha nas áreas de gestão de operações, organização de treinamento/desenvolvimento, gestão de recursos humanos e como consultor de desenvolvimento de dimensões internacional (DDI). Ensina no Centro de Estudos Estratégicos Internacionais (CSIS), organização sem fins lucrativos apartidária, localizado em Washington, DC. CSIS que fornece bases estratégicas e soluções para os tomadores de decisão para ajudar o nosso mundo a navegar em direção a um futuro mais seguro e próspero. Atua no Engajamento Global Escolar AASCU e ensina e orienta alunos mesclando sua experiência e interesse em questões globais, com o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Mais recentemente, ele guiou o desenvolvimento do programa de comunicação multicultural Soliya que facilita a conversa entre estudantes de países ocidentais com muçulmanos de todo o Médio Oriente.

Foto: Kennesaw State University

Foto: Kennesaw State University

Phillip Poskus
Kennesaw State University

Mestre em Saúde Pública e Epidemologia pela University of Georgia, Graduado em Ciências e Matemática, com especialização em Análise de Dados, Liderança e Ética pela Kennesaw State University. Coautor de artigos e livros sobre os Novos Rumos do Ensino Superior. Faz parte do projeto Sete Revoluções Revolução 1: População – crescimento ou declínio, envelhecimento, migração e urbanização; Revolução 2: Gestão de Recursos – Alimentos, água e consumo de energia e produção; Revolução 3: Tecnologia –
Computação, robótica, biotecnologia e ciência dos materiais; Revolução 4: Informação e Conhecimento – grande quantidade de informações; Revolução 5: Economia Macro mudanças no cenário econômico; Revolução 6: Segurança – Competição e conflitos entre Estados com o aumento das ameaças transnacionais; Revolução 7: Governança – O papel dos líderes, empresas e ONGs neste novo ambiente.

Foto: kennesaw.edu

Foto: kennesaw.edu

BRANDON D. LUNDY
New York (SUNY) at Buffalo

PhD, State University of New York (SUNY) at Buffalo, Anthropology, Doctorat, Université des Sciences et Technologies de Lille (USTL), France. É diretor associado do Programa de doutorado em Gestão Internacional de Conflitos na Kennesaw State University, Georgia. Ele é o autor, co-autor, editor, e coeditor de vários livros e artigos acadêmicos. Além disso, ele serviu como voluntário em Missão de paz dos EUA em Cabo Verde, África Ocidental (1999-2001). Seus projetos de pesquisa atuais focam a segurança alimentar e alimentos de troca. Ministra cursos de Métodos Qualitativos, sobre Diversidade em todas as suas manifestações: Alimentação, Cultura, Religião, Magia e Cultura.

Fonte: Lattes.br

Fonte: Lattes.br

Carlos Alberto Malcher Bastos
Rio de Janeiro/UFF
Infraestrutura digital para suporte a internet das coisas.
Possui graduação em Engenharia Elétrica (1981), mestrado em Engenharia Elétrica (1983) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, serviços de telecomunicações, integração de serviços, redes híbridas, infraestrutura de cidades digitais.

Fonte: Lattes.br

Fonte: Lattes.br

José Roberto de Almeida Amazonas

São Paulo. USP 
Parceiro brasileiro no projeto CASAGRAS² financiado pela Comissão Européia
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado (1983), doutorado (1988) e livre-docência em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1996). Realizou cursos de especialização na SUPELEC (França), MIT e Universidade da California em Berkeley (USA): comunicações ópticas, redes de comunicações de alta velocidade, qualidade de serviço, modelagem de tráfego, redes sem fio, Internet das Coisas, educação a distância. Foi coordenador do Laboratório de Comunicações e Sinais do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da EPUSP entre 2006 e 2008.

Prof Ivo Marcos Theis Fonte: Lattes.cnpq.br

Prof Ivo Marcos Theis
Fonte: Lattes.cnpq.br

Ivo Marcos Theis

Blumenau – SC, Universidade Blumenau

Produtividade em Pesquisa CNPQ – Nivel 2

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional de Blumenau (1983), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) e doutorado em Geografia pela Universitat Tuebingen (Eberhard-Karls) (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento e desenvolvimento econômico, atuando principalmente em planejamento e desenvolvimento regional em Santa Catarina, e ciência & tecnologia e desenvolvimento territorial no Brasil.

Guillermo UribeoGuillermo Uribe

Grenoble-França – Université Grenoble II

Professor de Sociologia, diretor do grupo de pesquisa em ciências sociais na América Latina (GRESAL) da Universidade Pierre Mendes-France, Grenoble II. Ele é membro do Conselho de Administração da Escola da Paz Grenoble e vice-presidente da Aliança Francesa de Grenoble.

 ESTARÃO PARTICIPANDO DA XI SARU

Palestrantes XI SARU

XI SARU - A Internet das Coisas - logo principal

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

XI SARU - Programação 24Nov14

XI SARU - Programação 25Nov14

XI SARU - Programação 26Nov14 B

XI SARU - Programação 27Nov14 b

XI SARU - Programação 28Nov14 b

A XI SARU foi marcada por uma intensa produção acadêmica. Paralelo a programação das Mesas Redondas, distribuídas ao longo de toda a semana, através dos Eixos Temáticos, sob a coordenação dos eminentes professores do PPDRU e doutores convidados de outros cursos da Unifacs e de outras Faculdades e Universidades, foram apresentados seminários, abaixo listados na forma sintética e, em seguida, na forma descriminada:

Logo XI SARUResumo quantitativo dos Seminários Apresentados :
23 Seminários de Defesa de  Projeto de Dissertação  de Mestrado
05 Seminários de Defesa de  Projeto de Tese  de Doutorado
25 Seminários de Defesa de  Artigos Científicos

Logo data 24nov14

 

 

Calendário 24Nov14SALA B – 24/11/14 – 19:30h – 22:00 

8. Estado e Sociedade 

Prof Dr Jorge UzedaCoordenação: Prof.Dr. Jorge Uzêda

8.1. Participação Social: Democracia e Cidadania

8.2. Controle Social: relação Estado e sociedade civil na busca de alternativas socioeconômicas.

 

 

2º Seminário de Apresentação e Defesa de Projeto de Pesquisa Orientada
Banca de Avaliação: DoutorJorge Almeida Uzêda (Presidente)


19:30 h  – RAIMUNDA EUNICE DA SILVA ALMEIDA  – Correios e Cidadania: transformações ou metamorfose da questão social

Logo data 25nov14

Calendário 25Nov14SALA A   –  25/11/14 – Das 14:00 as 18:00 h

4. A Economia Regional

Doutor Noélio D SpínolaCoordenação: Prof. Dr. Noélio Dantaslé Spínola

Universidade Salvador

4.1. História econômica regional baiana: economia e tecnologia.

4.2. Serviços intensivos de conhecimento e perspectivas para a Bahia.

4.3. Desenvolvimento, políticas urbanas e redes de cidades.

2º Seminário de Apresentação e Defesa de Projeto de Pesquisa Orientada
Banca de Avaliação: Doutor Noelio Spínola (Presidente) – Doutor André Coelho (Convidado)
14:00 h  – DÉBORA THAIS DE MOURA COSTA – AS EXPORTAÇÕES BAIANAS

15:00 h – PRISCILA OLIVEIRA SOARES – A expansão urbana da cidade do Salvador

Apresentação e defesa de Artigo

16:00 h – ANDRÉ LUIZ CARDOSO COELHO & MILTON CORREIA SAMPAIO FILHO – DESAFIOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE COLETA SELETIVA DE SALVADOR: PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (2013-2016) PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL

SALA C – 25/11/14 – Das 14:00 as 18:00 h

6. Alternativas Sociais, Ambientais, Econômicas e Políticas em meio as revoluções

Profa Dra Debora NunesCoordenação: Profa. Dra Débora Nunes Sales e Prof. Dr. Alcides Caldas

6.1. Movimentos sociais e iniciativas proativas.

6.2. Tecnologias sociais

6.3. Transferência de renda e programas de combate à fome

 

2º Seminário de Apresentação e Defesa de Projeto de Pesquisa Orientada
Banca de Avaliação: Doutora Débora de Lima Nunes Sales (Presidente) – Doutor Nilton Vasconcelos (Convidado)


14:00 h – MIRELA LUCCIOLA – BOLSA FAMÍLIA E CONDICIONALIDADES DE SAÚDE: POSSIBILIDADES OU LIMITES? UM ESTUDO DE CASO EM SÃO TOMÉ DE PARIPE

15:00 h – NATALICIA – Mulheres na Construção Civil: Arena Fonte Nova

2º Seminário de Apresentação e Defesa de Projeto de Pesquisa Orientada
Banca de Avaliação: Doutora Débora de Lima Nunes Sales (Presidente) – Doutor Fernando Pedrão (Convidado)
16:00 h – JORGE ANTONIO ALARDO RODRIGUES DE FREITAS – POSSIBILIDADES DE RENDA: TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NO ASSENTAMENTO DE ELDORADO, MUNICÍPIO DE SANTO AMARO- BA

17:00 h – RAFAEL TAVARES BOMFIM – AVALIAÇÃO DE UMA POLITICA PUBLICA DE INCLUSÃO FINANCEIRA E SOCIAL – UMA ANALISE DO PROGRAMA DE MICROCRÉDITO DO ESTADO DA BAHIA – CREDIBAHIA

18:30 – JOÃO TAVARES BOMFIM – A EFETIVIDADE PARTICIPATIVA DOS CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS:  UM ESTUDO DO CONSELHO ESTADUAL DAS CIDADES DO ESTADO DA BAHIA

SALA B –  – 25/11/14 – Das 14:00 as 18:00 h

Planejamento Urbano

Profª Ana LicksCoordenadora: Profª. Drª.Ana Licks de Almeida

2.1. Planejamento Urbano.

2.2. Desafios Urbanos contemporâneos .

 

2º Seminário de Apresentação e Defesa de Projeto de Pesquisa Orientada
Banca de Avaliação: Doutora Ana Licks de Almeida (Presidente)

14:00h – VANDRÉ ALMEIDA DE CARVALHO VILELA – Quem quer água? Entre a publicidade e a realidade.

15:00h – MARTA ALVES DE ALMEIDA – Evolução urbana do bairro da Pituba

15:20 – MAIARA GÓES LEFUNDES DE OLIVEIRA – Qualidade de Vida Urbana: O caso das marisqueiras de São Tomé de Paripe

Apresentação e defesa de Artigo

15:40 h – CARLA ABREU MENDES – “Entre o Papel e a Realidade”: Análise da Acessibilidade Urbana na Cidade de Salvador sob a perspectiva do usuário com deficiência física.

Logo data 26nov14

Calendário 26Nov14SALA B –  – 26/11/14 – Das 14:00 as 18:00 h

2. Desafios Econômicos e o Trabalho

Prof Dr Laumar NevesCoordenador: Prof. Dr. Laumar Neves

2.1. Trabalho e renda: perspectivas e alternativas.

2.2. Promoção de inclusão econômica e social.

 

 

2º Seminário de Apresentação e Defesa de Projeto de Pesquisa Orientada
Banca de Avaliação: Doutor Laumar Neves (Presidente) – Doutor Renato Barbosa Reis (Convidado)

14:00 h  – DENILSON LIMA SANTOS – Complexo Logístico Intermodal Porto Sul: Planejamento Integrado ou Atendimento à Demanda?

15:00 h – ANA LARUBIA BORGES DE CARVALHO – ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O CASO DE JEQUIÉ

14:40 h – DEISE CRISTIANE DO NASCIMENTO – A dimensão social do desenvolvimento e o dinamismo econômico da Região de Desenvolvimento Econômico.

15:20 h – SHIRLEI ANDREA GUEDES DANTAS ARAUJO SANTOS – CONCILIAÇÃO ENTRE O TRABALHO E A MATERNIDADE: OS DESAFIOS DAS MULHERES TRABALHADORAS NA CIDADE DO SALVADOR

Apresentação e defesa de Artigo
16:00 h – TATIANA DE ANDRADE SPINOLA – ASPECTOS DO MERCADO DE TRABALHO DA BAHIA NO PERÍODO 2000-2010

16:40 h – VANER JOSÉ DO PRADO – Mudanças e Permanências no Panorama do Setor Postal Europeu: algumas lições para a experiência

17:20 h – SHIRLEI ANDREA GUEDES DANTAS ARAUJO SANTOS – REFLEXÕES SOBRE O MERCADO DE TRABALHO: REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR

Prof Dr Renato Barbosa ReisSALA C – 26/11/14 – Das 14:00 as 18:00 h

11. Análise espacial e geotecnologias.

Coordenação: Prof. Dr. Renato Barbosa Reis.

 

2º Seminário de Apresentação e Defesa de Projeto de Pesquisa Orientada
Banca de Avaliação: Doutor Renato Barbosa Reis (Presidente) e Doutor Laumar Neves (Convidado)

16:40 h – PAULA MARA MESSIAS COSTA – Impactos socioeconomico e ambiental com a construção do estaleiro de São Roque do Paraguaçu em Maragogipe-Ba

17:20 h – JOUBERT TOMAZ DE SOUZA JUNIOR – Entre “A Benção” e a  “Maldição do Petróleo”?: Um estudo comparativo dos impactos socioeconômicos e urbanos da atividade petrolífera nos municípios de Macaé/RJ e São Francisco do Conde/BA.

Logo data 27nov14

Calendário 27Nov14SALA C –  27/11/14 – Das 14:00 as 18:00 h

3. A Economia em Ambiente de mudança populacional, tecnológica, política etc.

Prof Dr Fernando PedrãoCoordenação: Prof. Dr. Fernando Cardoso Pedrão.

3.1. Alternativas econômicas.

3.2. A transposição do Rio São Francisco: o que há por trás dessa proposta?

 

2º Seminário de Apresentação e Defesa de Projeto de Pesquisa Orientada
Banca de Avaliação: Doutor Fernando Cardoso Pedrão (Presidente) e Doutor Carlos Alberto Costa Gomes (Convidado)

14:00 h  – MARIA GORETE BORGES FIGUEIREDO – Produção sisaleira: organização tecnoprodutiva e condições sociais.

Apresentação e defesa de Artigo
16:00 h – TIAGO SÁ TELES CORDEIRO – Desenvolvimento na História e na Teoria: uma resenha crítica

16:40 h  – MARIA GORETE BORGES FIGUEIREDO – Sisal-Uma cultura transformadora para o semiárido na Bahia.

15:20 h  – MARIA DO SOCORRO MACEDO COELHO LIMA &  BENEDYTO SAVIO DE LIMA E SILVA – Mercado de Trabalho Formal na Região Integrada de Desenvolvimento Petrolina-PE Juazeiro-BA

16:00 h  – RAFAEL TAVARES BOMFIM – A reorganização da economia mundial e os reflexos no mercado de trabalho no Brasil

16:40 h – ADRIANNA FREIRE SOARES – Desenvolvimento Regional e Cooperação Internacional: limites e perspectivas

17:20 h – FAGNER COSTA E SILVA – GESTÃO DEMOCRÁTICA ENTRE O DITO E O POSSÍVEL: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA

 SALA A –   27/11/14 – Das 14:00 as 18:00 h

7. Políticas Públicas dos Serviços Essenciais: Realidade e Necessidades Face às Condicionantes Sociais 

Prof Dr Carlos Alberto Costa GomesCoordenação: Prof.Dr. Carlos Alberto da Costa Gomes.

7.1. Políticas públicas e alternativas.

7.2. O papel do Estado na proposição de alternativas econômicas e sociais.

7.3. Controle social dos serviços essenciais

 

2º Seminário de Apresentação e Defesa de Projeto de Pesquisa Orientada
Banca de Avaliação: Doutor Carlos Alberto Costa Gomes  (Presidente) e Doutor Fernando Cardoso Pedrão(Convidado)


14:00 h  – ALESSANDRO LEBOREIRO DE SOUZA – A ATIVIDADE COOPERATIVADA COMO INDUTOR DE CIDADANIA PLENA: UM ESTUDO DE CASO DA COOPERATIVA CANORE, SALVADOR-BA.

14:40 h – JOÂO APOLINÁRIO DA SILVA – Análise Criminal. Gestão Pública. Segurança Pública.

15:20 H – VANER DO PRADO – Mudanças e permanências no panorama do setor postal europeu: algumas lições para a experiência brasileira

Apresentação e defesa de Artigo
16:00 h – FABIANA PEREIRA MARTINS – POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE O PROUNI EM UMA IES PRIVADA DO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO-BA

16:40 h – JERISNALDO MATOS LOPES – ORÇAMENTO PÚBLICO NO ESTADO DA BAHIA E OS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO

Logo data 28nov14

Calendário 28Nov14SALA B– 28/11/14 – 14:00h – 18:00h 

5. A Educação Hoje: Educação e Desenvolvimento em contexto de revoluções

Prof Dr Edivaldo BoaventuraCoordenação: Prof. Dr. Edivaldo Machado Boaventura

5.1.A Expansão da Educação Superior no Brasil por meio da modalidade EAD: impactos no desenvolvimento regional

5.2. Educação Superior, Capital Humano e Desenvolvimento Regional no sertão da Bahia.

5.3. Políticas educacionais e o desenvolvimento regional

5.4. As novas tecnologias no processo de educação superior

Obs: Devido a ausência do Prof Edivaldo Boaventura que estará em viagem a Universidade de Salamanca(ESP),  a “Mesa Temática” será conduzida pelo Prof Laumar Neves, excepcionalmente para avaliação de Artigos,

Apresentação e defesa de Artigo
Banca de Avaliação: Doutor Laumar Neves  (Presidente)

14:00 – Adelmo Schindler Junior/Cláudia Vez Torres/Karine Araújo Silveira – EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA DOCENTE, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E CAPITAL HUMANO.

15:00 – Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres/Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes – IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA PARA TRABALHADORES DO SUS: Impactos no desenvolvimento regional.

16:00 – Rosângela Moreira de Oliveira – A EVOLUÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAPESB PARA AS UNIVERSIDADES BAIANAS

16:40 – ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA GOUVEIA FILHO – EAD e Tecnologias para a Educação: Oportunidades de reflexão acerca da Identidade da Universidade

Logo data 28nov14

Calendário 28Nov14

Tecnologia,Turismo e Meio Ambiente  – 

Profa Dra Regina Celeste

Profa Dra Carolina Spinola

 

 

 

 

Coordenadoras:

Profa. Dra. Regina Celeste de Alemida Souza e Profa. Dra. Carolina de Andrade Spínola

1.1. Turismo e responsabilidade social, práticas para a preservação do meio ambiente integradas à promoção do desenvolvimento social e sustentável em um ambiente de  extrema mudança tecnológica e de costumes.

1.2. Políticas públicas para o turismo e a questão socioambiental.

1.3. Turismo como opção de emprego e renda em ambiente de instabilidade e mudança.

1.4. Recursos Hídricos: perspectivas e alternativas em um futuro próximo.

AUDITÓRIO – 7º Andar – 28/11/14 – 08:00h – 12:00h (MANHÃ)

Profa Dra Carolina Spinola2º Seminário de Apresentação e Defesa de Projeto de Pesquisa Orientada
Banca de Avaliação: Doutora Carolina Andrade Spinola (Presidente) com
Doutor Carlos Alberto Costa Gomes e Doutora Vanessa Brasil.

 

09:00 h – FERNANDA MENESES DE MIRANDA CASTRO – INTELIGÊNCIA COLETIVA E REDES SOCIAIS: UMA ANALISE SOBRE A PROMOÇÃO DO TURISMO EM SALVADOR-BAHIA

 

2º SProfa Dra Regina Celesteeminário de Apresentação e Defesa de Projeto de Pesquisa Orientada
Banca de Avaliação:
Doutora Regina Celeste  (Presidente)

 

10:00 h – CHELLY COSTA SOUZA DOS REIS – Transformações territoriais na Ilha de Itaparica (BA) a partir do turismo de Sol e Praia e segunda residência

11:00 h – GISELE DAS CHAGAS COSTA – Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas no Vale Sanfransciscano

28/11/14 – Sexta-feira – (TARDE)  – AUDITÓRIO- 28/11/14 – 14:00h – 18:00h 

Profa Dra Regina Celeste

2º Seminário de Apresentação e Defesa de Projeto de Pesquisa Orientada
Banca de Avaliação:
Doutora Regina Celeste  (Presidente)

 e Prof. Dr. Renato Barbosa Reis.

 

14:00 h – DEMÉTRIOS PASCOAL DE ALMEIDA ROCHA – OS IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA IMPLANTAÇÃO DO PERÍMETRO IRRIGADO FORMOSO NA MICRORREGIÃO DE BOM JESUS DA LAPA-BA

15:00 h – TIAGO CORDEIRO – Governança para o Desenvolvimento do Turismo

Apresentação e defesa de Artigo

16:00 H – GISELE DAS CHAGAS COSTA – REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL DE TERRAS INDÍGENAS NO VALE SANFRANCISCANO

16:30 h – HELIETE ROSA BENTO – O QUE PENSA O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO SOBRE O MEIO AMBIENTE

SALAS  705  – 28/11/14 – 14:00h – 18:00h 

Profa Dra Carolina Spinola

 

 

 

Apresentação e defesa de Artigo

14:00 h – ANA LUCIA GUIMARÂES DE SOUZA – UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA DA GASTRONOMIA TÍPICA EM SALVADOR

14:30 h – FERNANDA MENESES DE MIRANDA CASTRO – METODOLOGIA DE PESQUISAS NA INTERNET: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA PESQUISA QUALITATIVA EM TURISMO NAS REDES SOCIAIS

15:00 h – PAULO HENRIQUE OLIVEIRA SILVA – BAIRROS POPULARES DE SALVADOR-BA: O CASO DO PATRIMÔNIO CULTURAL AFRICANO DO BAIRRO DO CABULA

15:30 h – FERNANDA MENESES DE MIRANDA CASTRO – PROMOÇÃO DIGITAL DO TURISMO EM SALVADOR: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA IMAGEM DO DESTINO VEICULADA NA REDE SOCIAL FACEBOOK

16:00 h  – BÁRBARA CAROLE PASSOS ALVES – PARQUE TECNOLÓGICO DA BAHIA: DA CRENÇA NO CONCEITO À REALIDADE

16:30 h – BASILON AZEVEDO DE  CARVALHO – A INTERAÇÃO DA TERCEIRA IDADE COM AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

SALA 706 – 28/11/14 – 14:00h – 18:00h 

A Educação Hoje: Educação e Desenvolvimento em contexto de revoluções

Prof Dr Edivaldo BoaventuraCoordenação: Prof. Dr. Edivaldo Machado Boaventura

5.1.A Expansão da Educação Superior no Brasil por meio da modalidade EAD: impactos no desenvolvimento regional

5.2. Educação Superior, Capital Humano e Desenvolvimento Regional no sertão da Bahia.

5.3. Políticas educacionais e o desenvolvimento regional

5.4. As novas tecnologias no processo de educação superior

Obs: Devido a ausência do Prof Edivaldo Boaventura que estará em viagem a Universidade de Salamanca(ESP),  a “Mesa Temática” será conduzida pelo Prof Laumar Neves, excepcionalmente para avaliação de Artigos,

Apresentação e defesa de Artigo
Banca de Avaliação: Doutor Laumar Neves  (Presidente)

14:00 – Adelmo Schindler Junior/Cláudia Vez Torres/Karine Araújo Silveira – EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA DOCENTE, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E CAPITAL HUMANO.

14:30 – Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres/Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes – IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA PARA TRABALHADORES DO SUS: Impactos no desenvolvimento regional.

15:00 – Rosângela Moreira de Oliveira – A EVOLUÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAPESB PARA AS UNIVERSIDADES BAIANAS

15:30 – ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA GOUVEIA FILHO – EAD e Tecnologias para a Educação: Oportunidades de reflexão acerca da Identidade da Universidade

XI SARU